RE's

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

 

TRABALHO

AUTORES

SALA

RE01

PIBID INICIANDO A DOCÊNCIA E CONSTRUINDO INTERVENÇÕES ATRAVÉS DO ERRO 

Anaildes Carvalho Silva

Maria Celeste de Castro

Ricardo Amorim Sena 

AUDITÓRIO UNEB

RE02

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR PROFESSORES/ALUNOS 

Angelita de Souza Leite

Jorge Nascimento

AUDITÓRIO UNEB

RE03

PRÁTICAS EDUCATIVAS: O ENSINO DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDO NO IFPA

Josélio Rodrigues Ramos

AUDITÓRIO UNEB

RE04

EXPERIÊNCIA INICIAL DO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EJA COM BOLSISTAS DO PIBID

Paloma Viana Porto

Isa Caroline Moura Santos

Michelle Silva Serafim

Claudinei de c. Sant'ana

AUDITÓRIO MÓVEL 01

RE05

APOSTANDO NO DIÁLOGO E MATERIAIS MANIPULATIVOS PARA ENSINAR TRIÂNGULOS NO 6° E 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Michelle Silva Serafim

Josiane Lopes Oliveira

Paloma Viana Porto

Isa Moura

AUDITÓRIO MÓVEL 01

RE06

PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Tarcila Oliveira M. Muniz

Diná da Silva Correia

AUDITÓRIO MÓVEL 01

RE07

A INFLUÊNCIA DA VISUALIZAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS

Djavan Silva Santos

Afonso Henriques

Welber C. A. Rocha

AUDITÓRIO MÓVEL 02

RE08

PIBID/LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - COLABORAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Jean Paixão Oliveira

Genildo De Jesus Nery

Thaise F. de Castro

AUDITÓRIO MÓVEL 02

RE09

ANÁLISE DA SEGUNDA ETAPA DA MARATONA DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PIBID/IFES

Jenifer Heleno Stoffel

Werveton A. da vitória

Sandra A. F. da Silva

AUDITÓRIO MÓVEL 02

RE10

REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA NO PROJETO PIBID

Fabiane Santana da Silva

Fabiana Oliveira Serra

PAVILHÃO I

SALA 01

RE11

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE DIFERENTES EXTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA ATIVIDADE DO PIBID

Fabrícia da Conceição Lisboa

Gleiciane Sampaio de Souza Lima

PAVILHÃO I

SALA 01

RE12

PRIMEIROS PASSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTIONAMENTOS, ADAPTAÇÕES E RESULTADOS

Ângel Santos Fontes

Elba Lima dos Santos

Justino Sá Barros Neto

Marcelo Araújo Lino

PAVILHÃO I

SALA 01

RE13

A PRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES

Karoline Fernandes de Almeida

 

PAVILHÃO I

SALA 02

RE14

JOGOS COM OPERAÇÕES ARITMETICAS UMA REALIZAÇÃO DO PIBID MATEMÁTICA NO COLEGIO ESTADUAL SENHOR DO BONFIM-BA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: SUPERANDO ERROS E DIFICULDADES.

Jeane Albino Lima

Janice da Silva Santos

Milene Santos Oliveira

Maria Celeste Souza de Castro

PAVILHÃO I

SALA 02

RE15

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Marcos André T. L. Oliveira

Ilvanete dos S. de Souza

Juliane Sbaraine P.Costa

Tânia Michel Pereira

Angeli Cervi Gabbi

PAVILHÃO I

SALA 03

RE16

A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DO SOFTWARE EXCEL NO ENSINO DE AREA DE FIGURAS PLANAS

Isa Caroline Moura Santos

Michelle Silva Serafim

Ana Paula P. dos S. Silva

PAVILHÃO I

SALA 03

RE17

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS.

Alex Andrade Alves

Bianca S. Gonçalves

Eduardo M.  B. dos Santos Jr

José Augusto Costa Brito

Verônica de Jesus Chaves

Ana Paula Paiva Campus

PAVILHÃO I

SALA 03

RE18

APRENDENDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA

Thales José a Silva Santos

João Antonio Silva Santos

Luciano Pontes da Silva

PAVILHÃO I

SALA 03

RE19

TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS

Patricia Helena P. da Silva

Alex Andrade Alves

Mariana Silva Mendonça

Orlinda Costa Ramos

Fabiolo Moraes Amaral

PAVILHÃO I

SALA 04

RE20

O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS

Lidío Bezerra de Alcantara Júnior

Patricia H. P. da Silva

João Paulo Santos Costa

Robson S. da Conceição

Fabiolo Moraes Amaral

Alex Andrade Alves

PAVILHÃO I

SALA 04

RE21

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Isaias Carvalho Reis

Alex Andrade Alves

Celina Vilhena Vieira

Dulcinéia Pereira Silva

Fabiolo Morais Amaral

Taianá Silva Pinheiro

PAVILHÃO I

SALA 04

RE22

EXPLORANDO O USO DO EXCEL NO ENSINO DE GRÁFICOS EM UMA TURMA DE 7º ANO

Talita Gonçalves de Almeida

L. B. Chaves

Jonson Ney Dias da Silva

PAVILHÃO I

SALA 04

RE23

DA FÁBRICA À ESCOLA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA

Danilo Santos Sousa

Jamile Souza Bomfim

Josiane Lopes

Maria Nilza F. Alves

Wallace juan T. Cunha

PAVILHÃO I

SALA 06

RE24

MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Jaíra De Souza Gomes Bispo

PAVILHÃO I

SALA 06

RE25

MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO NEGÓCIO DENOMINADO “CHURRASQUINHO DE GATO”

Anderson José Silva

Patrick Stork Sório

Hélio Rosetti Junior Hélio

PAVILHÃO I

SALA 06

RE26

UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER MATEMÁTICA NA EJA: RESOLVENDO PROBLEMAS ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS

Timocléia Pessoa Silva

PAVILHÃO I

SALA 06

RE27

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TURMA DA EJA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Juliana Oliveira da Silva

Ruana Caroline F. Souza

Poliana Almeida Santos

Claudinei de C. Sant’ana

PAVILHÃO II

SALA 01

RE28

ANÁLISE DE TAXA DE JUROS EM COMPRAS DE PRODUTOS DOMÉSTICOS

Delita Ferrari Miranda

Jéssica Monteiro Falquetto

Hélio Rosetti Junior

PAVILHÃO II

SALA 01

RE29

OS PADRÕES NUMÉRICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA REFLEXÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Sára Alves M. Rodrigues

Fernando A. Alexandrino

PAVILHÃO II

SALA 02

RE30

JOGOS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU

Amanda Gomes da Silva

Rosana Gomes da Silva

PAVILHÃO II

SALA 02

RE31

OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MEDIO DESENVOLVEM SUAS AULAS DE ACORDO COM AS NORMAS DO PCNS ?

Cleiton do N. Henrique

Jessica e Paula Oliveira

Wellington de Souza

PAVILHÃO II

SALA 02

RE32

INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA-BUSCANDO SUPERAR DIFICULDADES DOS ALUNOS COM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO E INICIANDO A DOCÊNCIA

Mercia E. Souza

Cristiane Barbosa Santos

Francielle Araújo Ribeiro

Maria Celeste S. Castro

PAVILHÃO II

SALA 03

RE33

É POSSÍVEL A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Elda Vieira Tramm

Dalila Viana

Eliete Ferreira

PAVILHÃO II

SALA 03

RE34

APRENDENDO EXPRESSÕES NUMERICAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM COM O USO DE MATERIAL CONCRETO E UM OBJETO EDUCACIONAL

André Carlos P. da silva

Mariângela S. Santos

Nubia Pereira Santana

Patricia A. de Oliveira

PAVILHÃO II

SALA 03

RE35

ENSINO DE FRAÇÕES EM TURMAS DE 5ª  SÉRIE

Sabrine Costa Oliveira

Sandra A. F. da Silva

PAVILHÃO II

SALA 03

RE36

GEOPLANO NO ENSINO DA GEOMETRIA

Djair Paulino dos Santos

Jane de Brito Bezerra

João Antônio S. Santos

Veruska Fernanda F. de Almeida

Taize Leite Silva

José da Silva Barros

PAVILHÃO III

SALA 01

RE37

ESTUDO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC): UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raquel Benevides

Fellipe Fernandes

PAVILHÃO III

SALA 01

RE38

PREPARAÇÃO DE OFICINAS LÚDICAS PARA O FUNDAMETAL

Diego Alves de Oliveira

Ana Paula Perovano

PAVILHÃO III

SALA 01

RE39

GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA VIÁVEL PARA SANAR DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA.

Roseane da Silva Martins

Sabrina Soares da Silva

Diná da Silva Correia

PAVILHÃO III

SALA 01

RE40

CONCEITOS POPULARES A RESPEITO DO SIGNIFICADO DE LUCRO E SUA ABORDAGEM NAS ESCOLAS

Jady Ogioni Coelho

Veronica B. Marcarini

Helio Rosetti Junior

PAVILHÃO III

SALA 02

RE41

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Raissa de Oliveira Santos

Arnaldo Freitas Pereira

PAVILHÃO III

SALA 02

RE42

CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES.

Lemerton Matos Nogueira

PAVILHÃO III

SALA 02

RE43

ATIVIDADE DIFERENCIADA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE PIBID E ESCOLA

Graziele Santos Ferreira

Ana Paula Perovano

PAVILHÃO III

SALA 02

RE44

DIFICULDADES DE PROFESSORES BAIANOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA CIDADE DE CAMPO FORMOSO, BA

Eloi da Silva Pereira

PAVILHÃO III

SALA 04

RE45

DIFICULDADES COM OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Luanda C.S.Nascimento

Anderson José Silva

Sandra A. Fraga da Silva

PAVILHÃO III

SALA 04

RE46

JOGOS “BARALHO E DOMINÓ MATEMÁTICO”: UM RECURSO PARA ENSINAR MÚLTIPLOS E DIVISORES

Wilianne S. da Silva

Jessica Tayaná F.Silveira

Sebastião da S. Lima Jr

PAVILHÃO III

SALA 04

RE47

FORMA DIFERENCIADA PARA INICIAR NÚMEROS DECIMAIS

Veronica B. Marcarini

Jady Ogioni Coelho

Gerliane Martins Cosme

PAVILHÃO III

SALA 04

RE 8

A RELEVÂNCIA DO TRATAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EVIDENCIADA POR MEIO DA ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO DE ERROS EM QUESTÕES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO CONCEITOS INICIAIS DE ÁLGEBRA E PERÍMETRO

Maria Lucivânia S. Santos

Fabiane P. dos Santos

Geruza Maria de Lima

PAVILHÃO III

SALA 05

RE49

MEMÓRIA DAS INEQUAÇÕES

Viviane de França Souza

Luciano Pontes Silva

Josilvado Farias da Silva

André de O. Martins

PAVILHÃO III

SALA 05

RE50

MATERIAIS MANIPULÁVEIS E TAREFAS EXPLORATÓRIAS: UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR ADIÇÃO ALGÉBRICA A ESTUDANTES EM DEFASAGEM IDADE/SÉRIE

Vanildo dos Santos Silva

Thiago Viana de Lucena

PAVILHÃO III

SALA 05

RE51

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A ALFABETIZAÇAO MATEMÁTICA: ALGUNS APONTAMENTOS PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Flavia P. de Souza Carcanholo

Guilherme Saramago de Oliveira

PAVILHÃO III

SALA 06

RE52

BINGO ILUSTRADO: JOGANDO COM OS NÚMEROS

Kiria Teixeira Dutra

Angela Mross dos Santos

Sissi Farias dos Santos

Raquel Senna dos Santos

Suellen A. dos Santos

PAVILHÃO III

SALA 06

RE53

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Thaise Santos Silva

PAVILHÃO III

SALA 06

RE54

O ENSINO DE FRAÇÕES COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVIOSINADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Genildo de Jesus Nery

PAVILHÃO III

SALA 07

RE55

INSERÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

Dilza Côco

Danielly Fraga Santana

Rosana Martins Mattiuzzi

PAVILHÃO III

SALA 07

RE56

MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EJA

Plínio Hugo Silva Alves

PAVILHÃO III

SALA 07

RE57

CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES MÉTRICAS COM TRABALHOS EM GRUPO NA EJA

Jéssica Pereira Fernandes

Jessica Thaise Pereira

Normelia Maria Cotrim

Maressa Souza Pires

PAVILHÃO III

SALA 07

RE58

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO AS AÇÕES DESSE ESPAÇO E A FORMAÇÃO LÚDICA DO FUTURO PROFESSOR

Américo Junior Nunes da Silva

PAVILHÃO III

SALA VIDEO CONFERÊNCIA

RE59

A COMPREENSÃO DA ACESSIBILIDADE AOS ESPAÇOS FÍSICOS POR MEIO DO ESTUDO DAS DERIVADAS

Anete Otilia C. S.Cruz

PAVILHÃO III

SALA VIDEO CONFERÊNCIA

RE60

MATEMÁTICA SEM SOM: A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA

Daisy C. S.dos Santos

Viviane dos S. Betamin

Moisés Dias Franços

Suelen Assunção Santos

PAVILHÃO III

SALA CEVIT

RE61

RETAS: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DO ARTESANATO A INDÚSTRIA

Josiane Lopes Oliveira

Maria nilza f. Pereira

Jamile Souza Bomfim

Danilo Santos Sousa

Wallace Juan T.Cunha

PAVILHÃO III

SALA CEVIT

RE62

PROJETO SEMENTE VIVA

O TANGRAM COMO VEICULO DE DESENVOLVIMENTO DO DOWN

Carlos Alberto Barbosa Silva

 

PAVILHÃO III

SALA 06