Critérios de avaliação

Os trabalhos a serem apresentados no XV Encontro Baiano de Educação Matemática serão submetidos em uma das seguintes categorias: Comunicação Científica – CC, Relato de Experiência – RE, Pôster – PT e Minicurso – MC. A submissão, por sua vez, deverá observar as normas especificadas e o calendário com as datas de submissão que constam nesse projeto e que serão divulgadas junto com as demais informações referentes ao XV EBEM.
O presidente do Comitê Científico encaminhará o trabalho para avaliação, para dois pareceristas do Grupo Avaliador, distintos da instituição de origem do(s) autor(es) do trabalho.
Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos seguintes critérios de avaliação, constantes no Quadro 4, 5, 6 e 7.

Quadro 4 – Aspectos avaliados nas comunicações científicas submetidas ao XV EBEM

Aspectos avaliados 

Pontuação obtida  

1. Clareza na apresentação da proposta.

 

2. Clareza na formulação da questão de pesquisa e/ou objetivo.

 

3. Fundamentação teórica compatível e adequada ao estudo.

 

4. Metodologia e procedimentos compatíveis e adequados ao estudo.

 

5. Clareza e coerência na análise dos dados.

 

6. Clareza e coerência na discussão e crítica dos resultados apresentados.

 

7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

 

8. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)?

 

Total 

 

 

Quadro 5 – Aspectos avaliados nos minicursos submetidos ao XV EBEM

Aspectos avaliados 

Pontuação obtida 

1. Clareza na apresentação da proposta.

 

2. Relevância e clareza do objetivo.

 

3. Clareza e qualidade das atividades que serão desenvolvidas.

 

4. Qualidade conceitual e aspectos teóricos.

 

5. Indicação do nível a que se destina.

 

6. Contribuição para a sala de aula.

 

7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

 

8. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)?

 

Total 

 

 

Quadro 6 – Aspectos avaliados nos pôsteres submetidos ao XV EBEM

Aspectos avaliados 

Pontuação obtida 

1. Clareza na apresentação da proposta.

 

2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho.

 

3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos.

 

4. Qualidade no delineamento do trabalho, ou seja, aspectos metodológicos (metodologia, procedimentos, ...) em caso de pesquisa e aspectos do seu desenvolvimento (contexto, envolvidos, materiais, ...) em caso de relato.

 

5. Qualidade da discussão e crítica dos resultados alcançados ou esperados.

 

6. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

 

7. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)?

 

Total 

 

 

Quadro 7 – Aspectos avaliados nos relatos de experiência submetidos ao XV EBEM

Aspectos avaliados 

Pontuação obtida 

1. Clareza na apresentação da experiência relatada.

 

2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho.

 

3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos.

 

4. Clareza na descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, da situação problema e do desenvolvimento dos fatos.

 

5. Reflexões e discussões a partir do caso relatado.

 

6. Contribuição do relato para a formação do professor que ensina matemática.

 

7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

 

8. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)?

 

Total 

 

Para  as comunicações científicas, os relatos de experiências e os minicursos serem aceitos, esses devem atingir pelo menos 12 (doze) pontos. Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 19 a 24 pontos); b) aceito com reservas (de 12 a 18 pontos) e c) recusado (11 pontos ou menos). No caso dos pôsteres a pontuação mínima para aprovação deve ser 10 (dez) pontos e serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 17 a 21 pontos); b) aceito com reservas (de 10 a 16 pontos) e c) recusado (9 pontos ou menos).
Quando os dois pareceres forem diferentes, o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista que definirá o status do trabalho.
No caso de ser aceito com reservas, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores a fim de tomarem as providências cabíveis, retornando novamente aos avaliadores para o parecer final.