Normas para submissão de trabalho

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ENCERRADA

Prezado participante, para acessar a página de submissão do seu trabalho é necessário que sua inscrição esteja confirmada em nosso sistema.

Serão aceitos trabalhos inéditos, relativos às diferentes temáticas que constituem a Educação Matemática. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de comunicação científica, relatos de experiência (oral), pôsteres (exposição) e minicurso.

Formato dos trabalhos

As Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiência (RE), Pôsteres (PT) e Minicursos (MC) deverão ser escritos e salvos em documento do Word 6.0 ou superior, cujo nome deve conter as siglas da categoria do trabalho (CC, RE, PT ou MC), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do primeiro autor, por exemplo: CC_UNEB_Silva.doc; RE_UNEB_Santos.doc; PT_UESC_Nunes.doc; MC_UESB_Jesus.doc, etc. 

Os trabalhos na modalidade “Comunicações Científicas” (CC) deverão conter de 8 a 12 páginas. Na modalidade Relatos de Experiência (RE) deverão conter de 6 a 10 páginas. Essas duas modalidades de trabalhos serão organizadas em sessões por eixos temáticos. A apresentação de trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e 5 minutos para discussão com os presentes na sessão.

Os pôsteres e os minicursos deverão conter de 4 a 7 páginas. O formato dos pôsteres para exposição é de 100 cm de altura e 90 cm de largura. Os minicursos terão uma duração de cerca de três horas em duas sessões.

Todos os trabalhos submetidos  e aprovados deverão conter título; nome, filiação institucional e e-mail dos autores; resumo e palavras-chave; referências. Os trabalhos na modalidade “comunicações científicas”, com exceção de trabalhos (ensaios) teóricos, devem conter introdução com problemática anunciada, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão.

 

Instruções específicas

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Alinhamento: com exceção do título e dados dos autores (os quais devem ser centralizados), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda.
  • Espaçamento: entre linhas iguais a 1,5 linhas. Deixar um espaço entre o título, o nome dos autores e início de cada seção.
  • Numeração das páginas: não devem ser numeradas.
  • Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas que deverão ir ao final do trabalho após as referências.
  • Titulo: centralizado em maiúscula e negritado.
  • Nome do(s) autor(es): o(s) nome do(s) autor(es) deverá ser seguido da filiação e e-mail. Deverá ser sublinhado o nome do autor que fará a apresentação do trabalho. Deixar um espaço em branco entre o título e nome dos autores.
  • Resumo: deve vir depois dos dados dos autores deixando uma linha em branco. Não poderá ultrapassar 250 palavras. Espaçamento simples e vir acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A construção e apresentação do resumo devem ser feitas conforme as normas da ABNT – NBR 6028.
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto. Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.
  • Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuado em 1,25 centímetros.
  • Referências: as referências bibliográficas deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023, ano 2012.
  • Figuras e tabelas: incluir figuras e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.
  • No caso de Minicurso, deverá ser especificado o público alvo, o número de vagas e os recursos necessários. Como a quantidade de recursos tecnológicos é limitada, esclarecemos que os interessados em submeter minicursos que requeiram o uso de Laboratórios de Informática, bem como de softwares específicos deverão especificar na proposta e na ficha de submissão de trabalhos. A comissão executiva local avaliará a possibilidade de atender a demanda solicitada.
  • Em todas as salas serão disponibilizadas quadro branco e pinceis. Faremos o possível para disponibilizarmos projetor de imagens, mas não há garantia de disponibilidade para todas as salas. Fotocópias e materiais ficarão por conta dos ministrantes.

 


 

Publicação dos trabalhos

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do XV EBEM em CD-ROM. Os trabalhos também ficarão disponíveis para downloads no site da SBEM-BA (http://www.sbemba.com.br) e também no site do evento (http://www.xvebem.galoa.com.br).  

Posteriormente, o comitê editorial da SBEM/BA organizará um livro com trabalhos preparados pelos convidados para as conferências, mesas redondas e palestras. Além desses trabalhos, mediante avaliação, poder-se-á incluir trabalhos que foram apresentados como comunicação científica abordando, particularmente, a temática do evento. 

 

EIXOS TEMÁTICOS

Comunicações Científicas, Relatos de Experiência e Pôsteres:

Eixo 1: Prática pedagógica e currículo na formação do professor de Matemática

Eixo 2: Tecnologias informáticas no ensino da Matemática

Eixo 3: A interface da Matemática com outras ciências

Eixo 4: Modelagem Matemática

Eixo 5: Resolução de Problemas e Investigação Matemática

Eixo 6: Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Eixo 7: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais

Eixo 8: Estagio Curricular Supervisionado e suas contribuições na formação do professor de Matemática

Eixo 9: Educação Matemática no Ensino Superior

Eixo 10: Processos Cognitivos e Linguísticos na Educação Matemática

Eixo 11: Aspectos históricos, filosóficos e culturais do ensino da Matemática

 

Minicursos

Eixo 1: Educação Infantil

Eixo 2: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Eixo 3: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Eixo 4: Ensino Médio

Eixo 5: Ensino Superior